Politica social no brasil
nome: francisca bezerra de sousa
título do trabalho: BRASIL ECODIESEL EM CRATEÚS – UM SONHO INATÍNGÍVEL
CRATEUS
17/10/12
nome: francisca bezerra de sousa
título do trabalho:
BRASIL ECODIESEL EM CRATEÚS – UM SONHO INATÍNGÍVEL
Trabalho apresentado ao Curso (Serviço Social) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [ Ciência politica , Econômia politica, Oficina de formação questão social,Fundamentos históricos,teoricos e metodologicos do serviço social II .]
Professor( a): Sergio de Goes Barboza, Daniele Sikorski, Marco Aurélio Arbex, Claúdia Maria Barboza,
Crateus
17/10/2012
Introdução
“Cada etapa da evolução percorrida, pela burguesia era acompanhada de um progresso político correspondente. Classe oprimida pelo despotismo feudal, associação armada administrando-se a si própria na comuna: aqui, república urbana independente, ali, terceiro estado, tributário da monarquia: depois, durante o período manufatureiro, contrapeso da nobreza na monarquia feudal ou absoluta, pedra angular das grandes monarquias, a burguesia, desde o estabelecimento da grande indústria e do mercado mundial, conquistou, finalmente, a soberania política exclusiva no Estado representativo moderno. O governo moderno não é senão um comitê para gerir os negócios comuns de toda a classe burguesa”.
Com a afirmação da sociedade burguesa, passou a ocorrer à expansão dos mercados, agigantando-se a produção industrial. Inicialmente, a manufatura. Seguindo-se a burguesia mediana, cedendo lugar, posteriormente, aos mega-empresários da indústria, verdadeiros titulares de exércitos industriais, portadores de poder político, com tentáculos na esfera de governo.
Os políticos eleitos pelo voto direto, secreto e universal pelo cidadão, devendo assim traduzir os anseios populares, na realidade representa, em sua maioria, os interesses de grupos empresariais nacionais e transnacionais.