Fontes
DISCIPLINA FÍSICA II
PROFESSOR NIELS
SEMESTRE 2010.2
RELATÓRIO VISCOSIDADE
ITALLO ORRICO DOS ANJOS SAMPAIO
JOÃO DIAS GUSMÃO JUNIOR
SALVADOR
2010
1
1 INTRODUÇÃO
RESUMO
A Física é uma ciência experimental quantitativa e como tal é uma ciência de medidas.
Tudo que sabemos a respeito do mundo físico e dos princípios que governam o seu comportamento é proveniente de observações de fenômenos da Natureza.
Este relatório tem como objetivo esclarecer, à luz da equação de Bernoulli e da Lei de
Poiseluille, os métodos e processos utilizados para determinar a viscosidade da água, através da medida da condutância de um tubo, por meio da determinação da diferença de pressão, obtida a partir da mensuração da velocidade de escoamento e vazão em um tubinho.
2
2 CONCEITOS BÁSICOS (OU FUNDAMENTOS TEÓRICOS)
2.1 Mecânica dos fluidos e Viscosidade
Um corpo sólido tem geralmente forma e volume definidos, enquanto o liquido tem volume bem definido e forma variável, ou seja, amolda-se ao recipiente que contem. Já um gás, também um fluído assim como o liquido, não tem nem forma nem volume bem definidos, expandindo-se para ocupar todo o volume do recipiente que o contém. Os líquidos e gases têm em comum, graças a facilidade de deformação a propriedade de escoar ou fluir facilmente, donde o nome de fluidos. A diferença fundamental entre soídos e fluidos está na forma de responder as tensões tangenciais, como as de cisalhamento. Um sólido quando submetido as forças tangencias externas tem sua superfície deformada até que sejam produzidas tensões tangenciais internas que equilibrem a força externa, depois permanece em repouso. Se a deformação for elástica o solido volta a seu estado inicial. Um fluido difere do solido, pois não pode equilibrar uma força tangencial, por menor que seja. Assim uma força arbitrariamente pequena pode causar uma deformação arbitrariamente muito grande num fluido, basta que ela atue