Escape
Nos motores atuais todas estes componentes são controlados por uma central que recebe sinais elétricos de vários sensores dispostos em lugares diversos do motor, a fim de melhorar o desempenho, consumo, ruído e emissão de poluentes.
O mau funcionamento da vela de ignição pode comprometer de forma drástica o rendimento do motor, aumentar o consumo de combustível e os altos níveis de poluentes expelidos pelo escapamento.
As velas devem ser instaladas de acordo com as especificações do motor, já que estas em situações normais de funcionamento do motor, funcionam a temperaturas entre 450 e 850 graus célsius.
Após a ignição do combustível os gases se expandem e posteriormente são expulsos pelo pistão através das válvulas. Neste momento entra o sistema de escape, que conduz os gases provenientes da combustão para a atmosfera.
O sistema de escape é composto por coletores de escapamento, catalizador, tubos e silencioso. As principais funções do sistema de escape é eliminar os gases oriundos da combustão de forma eficaz e segura, diminuindo a quantidade de gases nocivos e também o ruído.
Os coletores são responsáveis por coletar os gases em cada cilindro e conduzi-los através dos para o catalizador. Este irá transformar gases nocivos gerados na câmara de combustão através de reações químicas para gases inofensivos, reduzindo ao máximo a quantidade de poluentes emitidos na atmosfera, uma vez que esta catalizador não é 100% eficiente. Os tubos conduzem os gases do catalizador ao silencioso. Este tem a função de diminuir o ruído dos gases a um nível tolerável aos ouvidos, ele age absorvendo as ondas sonoras reduzindo o ruído.
Os coletores