antologia poetica
Biografia do autor :
Foi em 1913, na cidade do Rio de Janeiro, que nasceu, em meio a um forte temporal, Marcus Vinícius da Cruz de Mello Moraes, filho de Clodoaldo Pereira da Silva Moraes, funcionário da Prefeitura, poeta (amigo deOlavo Bilac), violonista e cantor de modinhas, que iniciaria Vinicius na música. O tio mais moço, boêmio e seresteiro, também exerceu forte influência sobre ele. Além de sua mãe, Lydia Cruz, e o avô, que eram hábeis pianistas. Vinicius de Moraes foi diplomata, músico, boêmio, advogado, crítico de cinema e, sobretudo, poeta, que se auto-intitulava o "branco mais preto do Brasil".
Um crítico certa vez disse que Vinicius era um homem plural, e que essa pluralidade era percebida nas várias atividades que o poeta desenvolveu, nos vários amores que teve (seus biógrafos afirmam que teve, oficialmente, 9 mulheres), e no próprio nome: Marcus Vinícius da Cruz de Mello Moraes.
Como diplomata, ele residiu em várias capitais do mundo. Além de formado em Direito, foi agraciado com a primeira bolsa do Conselho Britânico para estudar língua e literatura inglesas na Universidade de Oxford.
Drummond foi um artesão da forma e, sobretudo do conteúdo. Em 1962, foi convidado a organizar uma antologia de sua própria obra e resolveu dividi-la em nove seções, ou tema recorrentes.Além de ser considerado um dos maiores e mais conhecidos compositores da música popular brasileira, Vinícius de Moraes também foi um importante poeta da chamada segunda fase do Modernismo brasileiro. Embora tenha iniciado sua carreira representando, junto com Cecília Meireles, o Neossimbolismo, sua poesia encaminhou-se para uma estética mais moderna, valorizando o momento presente, as situações cotidianas e apresentando um forte sensualismo erótico.No entanto, em seus poemas esse erotismo latente oscila entre as angústias do pecador, com forte educação católica, e os desejos de liberdade do bon-vivant amoral. Essa conjunção de contrastes deriva,