Antologia poetica
Neste Antologia Poética haverá poemas de autores renomados da Língua Portuguesa como: Camões, Machado de Assis, Castro Alves, Fernando Pessoa e muitos outros, com poemas de diversos temas e estilos literários você verá sobre o a biografia do autor, sua escola literária e uma pequena explicação do poema.
Com Ilustrações que valorizam o tema do poema esta antologia poética foi muito bem elaborada com explicações simples e diretas para quem não tem o hábito de ler.
Devemos ler hoje poesia de todos os estilos de época pois lendo, aprendemos a cultura da época, aprimoramos nosso vocabulário e isso é crucial para uma pessoa.
Pois só assim ela saberá como a cultura se evoluiu do Trovadorismo até a atual que ela vive.
Amor é fogo que arde sem se ver Amor é fogo que arde sem se ver; É ferida que dói e não se sente; É um contentamento descontente; É dor que desatina sem doer; É um não querer mais que bem querer; É solitário andar por entre a gente; É nunca contentar-se de contente; É cuidar que se ganha em se perder; É querer estar preso por vontade; É servir a quem vence, o vencedor; É ter com quem nos mata lealdade. Mas como causar pode seu favor Nos corações humanos amizade, Se tão contrário a si é o mesmo Amor? Luís de Camões
Este soneto de Camões é cheio de metáforas, antítese e outras figuras de linguagem. Devemos ler ele, pois, ele mostra que o amor sempre foi algo difícil de entender inclusive no séc. XVI. Prova disso que o eu lírico não sabe mais o quer, o que se sente e fica na dúvida sobre o amor. Este sonetos é um dos mais famosos da literatura lusófona.
Luís Vaz de Camões (Lisboa 1524 — Lisboa, 10