Escala Likert
Rensis Likert
Likert nasceu em Cheyenne (Wyoming) nos Estados Unidos em 1903, faleceu em 1981 na cidade de Ann Arbor nos Estados Unidos. Seu pai era engenheiro, em sua adolescência acompanhou seu pai iniciando seus estudos em engenharia. Em 1922, estudou as organizações e o comportamento humano. Rensis Likert formou-se em Sociologia na Universidade de Michigan em 1926. Seu estudo em sociologia com origem experimental obteve algumas características com a psicologia moderna. Em seus 29 anos, já obtivera seu Ph.D. em Psicologia pela Universidade de Columbia, por um trabalho sobre teste, este trabalho seria uma escala de pesquisa, que passou a ser chamada de Escalas de Likert, que é utilizada para medir atitudes, mostrando que se pode conquistar mais informações do que os métodos concorrentes. A obra de Likert obteve inúmeras consequências na teoria organizacional e no estudo da liderança. Likert criou métodos de investigações em chefes de indústrias, em que ele questionava-os sobre seus comportamentos. Com os resultados conseguiu definir diversos perfis ou estilos de liderança, assim podendo associa-los ao nível de desempenho das empresas.
COMO FOI CRIADA Esta escala foi construída por Rensis Likert em 1932, e é formada por um conjunto de afirmativas em que os entrevistados são solicitados a dar uma nota de 1 (nada importante) a 5 (extremamente importante), buscando levantar atitudes frente a um conjunto de afirmativas. É um tipo de escala de respostas psicométrica usada habitualmente em questionários e é a escala mais usada em pesquisa de opinião.
É preciso diferenciar a Escala de Likert de um item Likert. A Escala de Likert resume-se na soma das respostas dadas a cada item de Likert. Os itens são normalmente acompanhados por uma escala visual semelhantes, ou seja, são linhas horizontais onde o pesquisador indica as suas respostas assinalando-as. Os itens são algumas vezes denominados escalas, isso pode as vezes causar algumas