Ergonomia e Segurança do Trabalho
Atividade de Aprofundamento IV
Declaração de Princípios de Atuação Ergonômica
Baseados na importância de se estabelecer uma relação confortável homem-sistema, estabelecemos esta declaração de princípios de atuação ergonômica afim de fomentar e investir no conforto e no bem estar de nossos funcionários, estabelecendo assim uma boa relação produtividade x conforto do trabalhador.
Estabelecemos que é responsabilidade de cada gestor de área, identificar possíveis problemas operacionais que possam complicar a força de trabalho do trabalhador num futuro, fomentamos que é necessário resolver os problemas conhecidos, e investir tempo e dedicação para que mais problemas venham vir á tona, e possam ser resolvidos num processo de melhoria continua, contribuindo assim para o bem estar de nossos trabalhadores.
Estabelecemos que a questão da ergonomia passará a ser item de verificação junto á engenharia e gestão, afim de estabelecer metas e mostrar indicadores que possam indicar o desenvolvimento da empresa na questão ergonômica.
Estabelecemos que é responsabilidade dos gestores de projetos verificar junto aos operadores a viabilidade e ergonomia de um novo equipamento que será adquirido, alterando o projeto, ou o produto a ser adquirido de acordo com a situação e necessidade ergonômica do trabalhador.
Estabelecemos que a organização investirá em recursos, e buscará cada vez mais o seu desenvolvimento sustentável na questão ergonômica, e que cobrará de seus gestores a produção associada ao conforto, visando sempre o bem estar do trabalhador em primeiro lugar, mostrando aos gestores as vantagens de se possuir um sistema de gestão ergonômica implantado e ativo, estabelecendo assim uma cultura dentro da empresa que estimule o desenvolvimento de ações voltadas a esse tema.
E por fim, estabelecemos que é responsabilidade de todos como um todo estabelecer ações e projetos que venham contribuir com a evolução da questão ergonômica