infecção cruzada
1 CONCEITOS GERAIS DA INFECÇÃO CRUZADA
1.1 O que é Infecção Cruzada
Infecção cruzada é um termo utilizado para referir-se à transferência de microorganismos de uma pessoa (ou objeto) para outra pessoa, resultando necessariamente em uma infecção.
Qualquer profissional de saúde está exposto a ser infectado por qualquer tipo de doença, para isso serve as normas de biossegurança. A transmissão de microrganismos exógenos de paciente para paciente, de paciente para profissional ou da equipe odontológica para paciente ou vice-versa, pelas diversas vias de contaminação aumenta a preocupação desses profissionais.
1.2 Infecção Cruzada na odontologia
Existem várias possibilidades de infecção cruzada em clínica odontológica envolvendo agentes patogênicos diferentes. Sangue e excreções corpóreas são fontes de infecção que podem ser transmitidas para profissionais e pacientes por meios também de instrumentos ou equipamentos que não foram adequadamente bem esterilizados, para a eliminação de microrganismos.
Na odontologia é muito comum o contato desse profissional com pacientes portadores de doenças que oferecem risco de vida, como a hepatite b, AIDS e entre outros. Porém também pode ser feita a infecção através do profissional dentista ao seu paciente.
1.3 Métodos de prevenção
Para que a infecção cruzada seja prevenida, é necessário que