Ergonomia e Objetivos
Rodrigo Baviera RA: 1117203
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
ERGONOMIA E SEGURANÇA DO TRABALHO
Prof.. Marília de Carvalho Almeida
BATATAIS
2013
Ergonomia e Objetivos
A Ergonomia estuda técnicas e formas de adaptação do homem em seu trabalho, com o objetivo de se executar as tarefas diarias de acordo com a postura e o ambiente.
Analisando estes estudos podemos fazer uma investigação e estabelecer uma relação de harmonia entre o homem a maquina e o seu ambiente de trabalho.
Este objetivo tem como base a segurança, a saúde fisíca, mental e a produtividade. Humanizando o trabalho e almentando a produtividade atravez de mudanças no ambiente e adequando a espaço tanto na forma qualitativa e quantitativa.
Para analisar as técnicas utilizadas em Ergonomia utilizamos dois tipos, técnicas objetivas (diretas) e subjetivas (Indiretas).
As técnicas objetivas são feitas com o acompanhamento das atividades do operador durate um grande periodo em que registramos a ação do trabalhador de forma visual em que se observa as forma de trabalho. Podemos fazer o registro destas atividades em video, assim, teremos muito mais informações ricas em detalhes.
As técnicas subjetivas são feitas atravéz de conversas como operador, e com questionarios e entrevistas. Os questionários não são muito utlizado, pois requerem um número maior de entrevistados. As informações deste tipo de processo permitem analisar o operador e que ele faça uma autoavaliação, com objetivo de apontar os pontos forte e fracos do processo.
A análise ergonomica do trabalho (AET), faz um estudo sobre as condições de trabalho com objetivo de adaptar o homem com as condições técnicas, ambientais e organizacionais.
A análise ergonômica está dividida em 3 fases:
Análise da demanda: É o que deve ser analisado quanto a qualidade e a produtividade.
Análise da tarefa: É a tarefa que deve ser realizada de acordo com padrões de qualidade do produto. Análise da atividade: É o