Objetivos da ergonomia
O engenheiro de segurança deve atuar como um conceituador e, como tal, o que nos preserva das situações de trabalho sobre as quais nós intervimos?
O engenheiro de segurança tem como um de seus objetivos identificar riscos e propor soluções para que sejam sanados. Essa identificação visa a preservação da saúde do trabalhador bem como a qualidade de vida do mesmo ao realizar a tarefa para a qual é designado. Para isso deve-se fazer um levantamento dos problemas encontrados, bem como uma reflexão para que seja analisado o que se pode ser implantado ou modificado, pois nem sempre a melhor solução é a que mais agrada o cargo ou função analisada.
Como nós valorizamos a experiência acumulada no momento de uma intervenção?
O engenheiro de segurança possui um conhecimento muito amplo sobre o que julga ser as melhores formas de intervenção para os problemas que detecta, porém, sempre é necessário contatar as partes envolvidas, uma vez que a experiência adquirida pelas pessoas que estão realizando as tarefas, muitas vezes de vários anos, não pode ser desprezada. Essa experiência, aliada ao conhecimento do engenheiro, irá buscar a melhor maneira para uma possível correção de postura, substituição de elementos, troca de equipamentos, etc. Mas, nem sempre essa experiência é útil para o engenheiro, pois pode trazer algumas dificuldades, uma vez que o trabalhador experiente pode trazer certa resistência em aceitar o novo, dificuldade de aprendizagem, comunicação, etc. É necessário que se consulte o trabalhador, mas que o mesmo não crie empecilhos para a realização da intervenção.
De quais ferramentas de reflexão nós podemos dispor?
A principal ferramenta de reflexão que dispomos é a comunicação, pois com ela podemos ter a real situação, explanada diretamente pelos envolvidos. As análises devem ser feitas em cima dos nossos conhecimentos, porém a comunicação com os trabalhadores e os setores deve ser considerada, uma vez que são