Objetivos da ergonomia
Resposta
O engenheiro de segurança é, sobre o ponto de vista de um trabalhador, um profissional habilitado na prática ergonômica, dessa forma, tem como objetivo o conforto e a saúde dos trabalhadores, bem como a eficácia do trabalho.
O engenheiro de segurança, em muitas situações, só consegue atuar de forma corretiva, ou seja, após o problema ter ocorrido. No entanto, a missão do engenheiro de segurança é de se antecipar aos riscos ergonômicos e atuar de forma preventiva, de modo a melhorar as condições de trabalho antes que ocorra qualquer inconveniente.
2) Como nós valorizamos a experiência acumulada no momento de uma intervenção?
Resposta
A atividade do engenheiro de segurança é caraterizada como uma atividade de intervenção no processo de trabalho. Intervir, é definir, progressivamente e em interação com os participantes da situação de trabalho, a natureza do problema e a natureza da solução a ser fornecida.
O engenheiro de segurança deve analisar com cautela a experiência acumulada, pois profissionais que têm anos de experiência e que são considerados como qualificados, podem não ter estruturado de maneira adequada os problemas a serem solucionados.
Apesar de muito importante para a sugestão de melhorias, a experiência pode desempenhar um papel negativo, ao dificultar o acesso do profissional a novas tecnologias. A influência da idade é mais sensível à medida que os equipamentos sejam mais sofisticados tecnologicamente.
3) De quais ferramentas de reflexão nós podemos dispor?
Resposta
Uma das ferramentas de reflexão seria o diálogo entre engenheiros e operários, afim de se obter uma conclusão a partir da opinião de ambos, independente do grau hierárquico do trabalhador.
Para ser feito este trabalho reflexivo é necessário um afastamento, um olhar externo e, ao mesmo tempo, uma