Ergonomia
CAMPUS MINISTRO REIS VELLOSO - CMRV
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ANDRESSA CARVALHO DE BRITO
MARIA ALICE
WILMAYKOM
ERGONOMIA - A CIÊNCIA DO CONFORTO NO TRABALHO
PARNAÍBA- PI
2011
1. ASPECTOS GERAIS
ERGONOMIA - A CIÊNCIA DO CONFORTO NO TRABALHO
É uma ciência multidisciplinar que envolve aspectos ligados a anatomia, fisiologia, biomecânica, antropométrica, psicologia, engenharia, desenho industrial, informática e administração de maneira a proporcionar ao homem mais conforto, segurança e eficiência em qualquer atividade.
A ergonomia, ou human factors (fatores humanos) ou human factors & ergonomics (fatores humanos e ergonomia), expressões pelas quais é conhecida nos Estados Unidos da America, é a disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema, e também é a profissão que aplica teoria, princípios, dados e métodos para projetar a fim de otimizar o bem-estar humano e o desempenho geral de um sistema.
Os ergonomistas contribuem para o projeto e avaliação de tarefas, trabalhos, produtos, ambientes e sistemas, a fim de torná-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações das pessoas.
2. INTRODUÇÃO
A Ergonomia é considerada por alguns autores como ciência, enquanto geradora de conhecimentos. Outros autores a enquadram como tecnologia, por seu caráter aplicativo, de transformação. Apesar das divergências conceituais, alguns aspectos são comuns as várias definições existentes: * A aplicação dos estudos ergonômicos; * A natureza multidisciplinar, o uso de conhecimentos de várias disciplinas; * O fundamento nas ciências; * O objeto: a concepção do trabalho.
O tema analisado por nós foi objeto de pesquisa na internet nas seguintes páginas:
BRASIL. Ergonomia: conceitos, origens e cronologia. Disponível em: <http://www.ergonomia.com.br/htm/conceitos.htm>. Acesso em: 07 mai. 2011
BRASIL. Bras Golden: