Atividade Os Objetivos Da Ergonomia Ergonomia
1. O engenheiro de segurança deve atuar como um conceituador e, como tal, o que nos preserva das situações de trabalho sobre as quais nós intervimos?
A atuação do Engenheiro de Segurança do Trabalho (E.S.T.) como conceituador pressupõe a identificação dos riscos inerentes à execução das tarefas envolvidas nas atividades profissionais, propor/aplicar soluções para prevenção desses riscos e, principalmente, da ocorrência de novos riscos, a fim de garantir a saúde e o bem estar dos trabalhadores no desempenho de suas funções.
Sendo assim, deve se antecipar com a conceituação de um sistema de gestão em saúde e segurança no trabalho (S.S.T.) com base em informações coletadas diretamente do meio ambiente laboral que não apenas evitem a degradação, mas, também, promovam a melhoria da saúde dos trabalhadores.
Sendo assim, ao fazer uso dos conceitos de ergonomia, cabe ao E.S.T. elaborar abordagens microergonômica e macroergonômica do ambiente de trabalho, atuar e contribuir na concepção de normas e especificações de projetos, nas modificações de situações existentes, na melhoria de sequências e fluxos de produção, no treinamento e motivação de pessoal, na organização de programas de prevenção de acidentes e doenças do trabalho.
Como o E.S.T. nem sempre, infelizmente, tem autonomia para realizar as modificações necessárias, o bom senso deve prevalecer nas intervenções para busca da melhoria contínua dos ambientes e processos laborais.
2. Como nós valorizamos a experiência acumulada no momento de uma intervenção?
A função do E.S.T. é caraterizada pela atividade de intervenção nos ambientes e processos laborais. Intervir é definir progressivamente e em interação com os participantes da situação de trabalho, a natureza do problema e a natureza da solução a ser fornecida.
O E.S.T. deve utilizar sua experiência acumulada com cautela, pois profissionais que têm anos de experiência e que são considerados como qualificados,