A Evolu o da Controladoria at a Era Estrat gica
John Denis Boto Moraes
O surgimento da controladoria foi datado do início do século XX nas grandes corporações norte-americanas, tendo como objetivo realizar rígido controle sobre todos os negócios das empresas relacionadas, subsidiárias e/ou filiais.
Um grande número de empresas concorrentes, que haviam se expandido a partir da Revolução Industrial, começaram a fundir no início do século XX, formando grandes empresas, organizadas sob forma de departamentos e divisões, mas com controle centralizado.
No Brasil, o staff de Controller emergiu com a implantação de empresas multinacionais norte-americanas no país. Nessa época, profissionais dessas empresas vinham para ensinar as teorias e práticas Contábeis, desenvolvendo e implantando sistemas de informações que fosse capaz de atender aos diferentes tipos de usuários da Contabilidade, inclusive para manter um adequado sistema de controle sobre as operações dessas empresas.
Mesmo com a evolução das atribuições do Controller nas organizações, a literatura não tem apresentado uma nítida definição de Controladoria. As diversas tendências têm seu foco mais voltado às capacidades requeridas para o exercício da função, bem como de suas atribuições nas empresas, do que explicitar o seu verdadeiro significado.
Segundo Kanitz “a função da Controladoria não se limita a administrar o sistema contábil da empresa. Explica que, por isso, os conhecimentos de contabilidade e finanças não são mais suficientes para seu desempenho”.
Segundo Siegel, Shim e Dauber afirmam que, “o papel do Controller é diversificado e não compreende somente funções e relatórios contábeis, mas também apoio nas tomadas de decisões”.
Já Caggiano e Figueiredo , dizem que em virtude da inexistência de uma única teoria que sirva de guia para definição do enfoque a ser dado às informações gerenciais seu direcionamento serão as necessidades informacionais provenientes do processo de tomada de decisão.
Para