Ergonomia e as Organizações
Ergonomia e as Organizações
Fortaleza
2012
SUMÁRIO
1- Introdução
2- Organizações
Definição e Conceitos
3- Gestão de Pessoas
Conceito de gestão de pessoas
A importância da Gestão de Pessoas
Políticas de gestão de pessoas
4- Ergonomia
Conceituação
Ergonomia na organização
Métodos Ergonômicos
Pontos de Verificação Ergonomica
5- Conclusão
6- Bibliografia e Referências Bibliográficas
INTRODUÇÃO
A sociedade e as organizações possuem uma mutualidade entre si. A sociedade depende das organizações para que supram as suas necessidades, através de diversas formas, como a prestação de serviços ou da produção de bens de consumo, e as organizações dependem da sociedade para que essa consuma o seu produto ou serviço e assim possa gerir os seus recursos e dar continuidade a sua produção.
Essa dependência da sociedade principalmente no que diz respeito ao consumidor tem sido cada vez mais a preocupação das empresas, pois atualmente com o aumento da competitividade no mercado de trabalho, as empresas procuram se aperfeiçoar em diversas áreas para que de alguma forma destaquem-se umas das outras.
Nessa busca por melhoria contínua, muitas empresas têm aderido à ergonomia no ambiente organizacional, como forma de melhoria do desempenho e conseqüentemente da produtividade das atividades dos colaboradores, já que a ergonomia está relacionada às técnicas utilizadas para que possibilite uma maior interação do funcionário com o ambiente organizacional.
Por pouco conhecimento, muitas organizações não a utilizam no seu ambiente de trabalho, e muitas questões são levantadas como dúvidas quanto à diferença ou impacto que o uso desse método possa trazer; mesmo sendo um assunto debatido há séculos a partir dos estudos do Movimento da Administração Científica, que ficou