Ergonomia dos ônibus urbanos
SANTOS
Alda Paulina DOS SANTOS*
Resumo: O transporte coletivo, principalmente o ônibus, ainda é um modo de transporte muito utilizado por uma grande parcela da população urbana no Brasil , principalmente para realização de atividades necessárias à vida cotidiana, e para as viagens ao trabalho. Para que os usuários do ônibus possam realizar suas viagens em condições favoráveis de conforto e segurança é necessário que os veículos apresentem condições adequadas, também do ponto de vista da ergonomia.
Esta pesquisa tem como objetivo a avaliação ergonômica dos aspectos físicos dos ônibus urbanos e a opinião dos usuários em relação a estes aspectos.
A pesquisa foi desenvolvido em duas etapas principais:
1. Levantamento das condições ergonômicas dos ônibus urbanos.
2. Entrevistas com os usuários para avaliar a opinião dos mesmos com relação às características de conforto dos ônibus.
Palavras-chave: Ergonomia; conforto; segurança.
1. Introdução
Os ônibus devem ser projetados para transportar passageiros com segurança e conforto. A avaliação das condições ergonômicas, associada à pesquisa de opinião dos usuários é de fundamental importância para tradução das necessidades dos usuários em serviços. 2. Conceitos básicos da ergonomia
A ergonomia pode ser definida de maneira geral como o estudo da adaptação do trabalho ao homem. O trabalho tem uma acepção bastante ampla, abrangendo não apenas máquinas e equipamentos utilizados para transformar materiais, mas também toda a situação em que ocorre o relacionamento entre o homem e seu trabalho. Isso envolve não somente o ambiente físico, mas também os aspectos organizacionais de como esse trabalho é programado e controlado para produzir os resultados desejados (Iida,1990).
O campo da Ergonomia é praticamente ilimitado. Aplicam-se estudos ergonômicos nas mais diversas áreas. Pode-se observá-la em equipamentos cirúrgicos, odontológicos e