Zzzzzzzzz
Fortaleza, Ceará
Set/2014
Sumário
Introdução..........................................................................................................................3
Desenvolvimento...............................................................................................................4
Introdução
Este trabalho tem como objetivo analisar a ergonomia dentro do tema escolhido: Mobiliário Urbano. Iremos apresentar a sua importância, a sua aplicação, as suas conseqüências e como esta ciência é vista em termos de concepção, organização; entre outros. Será apresentado também o seu impacto nos locais onde é e/ou será aplicado e que atividades são realizadas com ela.
O que é a ergonomia
Surgida no período da Segunda Guerra Mundial por causa da necessidade de decisões rápidas e execução de atividades novas (aviões mais velozes, radares e submarinos), a ergonomia é a ciência que estuda a relação entre o homem e o trabalho que executa, procurando desenvolver uma integração perfeita entre as condições de trabalho, as capacidades e limitações físicas e psicológicas do trabalhador e a eficiência do sistema produtivo.
Mobiliário Urbano
Mobiliário Urbano é o conjunto de elementos materiais localizados em logradouros públicos ou em locais visíveis desses logradouros e que complementam as funções urbanas de habitar, trabalhar, recrear e circular: cabines telefônicas, anúncios, idealizações horizontal, vertical e aérea; postes, torres, hidrantes. Abrigos e pontos de parada de ônibus, bebedouros, sanitários públicos, monumentos, chafarizes, fontes luminosas, etc.