Era RH
Pessoas
Cliente
Produtos/Serviços
Implica preocupação com a visão global do negócio, para mapear a concorrência e avaliar a posição relativa dos produtos e serviços, não significando que o mercado local desaparecerá. O que vale é a comparação entre aquilo que a organização faz e o que há de melhor no mundo todo. O benchmarking deixou de ser local ou regional, e o refrão mais conhecido é pensar globalmente e agir localmente.
Implica preocupação em educar, treinar, motivar, liderar as pessoas que trabalham na organização, incluindo-lhes o espírito empreendedor e oferecendo-lhes ‘uma cultura participativa ao lado da oportunidade de plena realização pessoal. As organizações bem-sucedidas proporcionam às pessoas um ambiente de trabalho acolhedor e agradável, com plena autonomia e liberdade para escolher a maneira de realizar seu trabalho. As pessoas são consideradas parceiros e colaboradores e não funcionários batedores de cartão de ponto.
Implica capacidade de conquistar, manter e ampliar a clientela. Este é o melhor indicador da capacidade de sobrevivência da organização. As organizações bem-sucedidas têm intimidade com seus clientes, conhecem as mutáveis características, necessidades e aspirações de sua clientela e procuram interpretá-las, compreendê-las, satisfazê-las ou superá-las continuamente.
Implica necessidade de diferenciar os produtos e serviços oferecidos em termos de qualidade e de atendimento. O s produtos e serviços estão ficando cada vez mais parecidos - verdadeiras commodities. A vantagem competitiva consiste em agregar elementos adicionais como qualidade e atendimento, tornando-os diferenciados em relação aos concorrentes.
Conhecimento
Resultados
Tecnologia
Estamos vivendo em plena Era da Informação, na qual o recurso organizacional mais importante ( o capital financeiro ) está cedendo o pódio para outro recurso imprescindível ( o capital intelectual ). É o conhecimento e sua adequada aplicação que permite captar a informação