Era do conhecimento
Titulo: CONHECIMENTO INTERLIGADO A COMPREENSÃO DA REALIDADE
O conhecimento provém da capacidade de refletir que o homem possui. O instrumento do conhecimento é o raciocínio. Como a Ciência não é suficiente para explicar tudo, o homem tenta essa explicação através do que aprende e toma conhecimento.
Estamos vivenciando uma realidade de mudanças constantes. O fator comum que gera tais mudanças é a aceleração da ciência, nas áreas tecnológicas, por exemplo, acontecem com uma frequência quase que imediata. Podemos nomear isso de revolução tecnocientífica, uma vez que vem transformando a sociedade e exigindo que a mesma se adapte às novas relações.
É indiscutível que o conhecimento insere os indivíduos na nova realidade. É necessário ter conhecimento. O ato de conhecer fará a sociedade saber lidar com as transformações frequentes, que acontecem tanto nos meios de comunicação quanto na realidade social.
Tendo em vista a rapidez com que as mudanças se processam no século 21, o fato de ter conhecimento e o adquirir cada vez mais, gera vantagens pessoais na sociedade. Uma vez que possui conhecimento, o indivíduo se adapta melhor ao presente, aumentando sua capacidade, por exemplo, de administrar seus negócios e ampliar seu mercado consumidor.
Dotado de conhecimento, o administrador faria uso do seu intelecto para solucionar problemas que surgissem em seus negócios de maneira mais fácil.
É notório que atualmente, o conhecimento se processa rapidamente, tonando difícil o acompanhamento de tais transformações, por isso, para que o administrador possua uma capacidade intelectual diferenciada o mesmo precisa buscar a interdisciplinaridade nas áreas do conhecimento, tomando como base o desejo do saber e a procura do aprendizado. Fazendo uso da gestão do conhecimento uma empresa começaria a investir em capital intelectual e reduziria seus gastos. Isso acontece dessa forma porque a maior base de lucro que uma empresa tem é o