A história da Nutrição
Nutrição: estudo dos alimentos e dos mecanismos pelos quais o organismo ingere, absorve e utiliza os nutrientes que fornecem a energia necessária para o seu funcionamento. Ciência que estuda as relações entre a saúde (bem-estar), a alimentação (dieta) e o pleno desenvolvimento físico, mental e emocional. As pesquisas sobre estas relações vem sendo desenvolvidas pela humanidade há muito tempo, visto que, sem a alimentação, os seres humanos já teriam desaparecido da Terra.
Hipócrates
Estudioso grego, considerado “Pai da Medicina”, Hipócrates acreditava que as doenças estavam relacionadas a fatores climáticos, raciais, dietéticos e do ambiente onde as pessoas vivem. Muitas das suas teorias são válidas até os dias de hoje. A sua frase “Deixe a comida ser o remédio e o remédio ser a comida” pode ser considerada como o lema da nutracêutica.
Lavoisier
Nos Séculos XVIII e XIX ocorreram inúmeros estudos sobre o corpo humano. Em 1770, Lavoisier estudou os processos de combustão dos alimentos e a respiração celular, criando equipamentos capazes de medir o calor liberado durante a reação entre substâncias combustíveis e o oxigênio (calorímetros). A partir do seu trabalho, o mundo científico descobriu que a fonte de energia do nosso organismo é a combustão controlada dos alimentos (especialmente carboidratos), com liberação de CO2, H2O e cerca de 2.000 calorias/dia.
Pasteur (1857-1890)
Cientista que se dedicou especialmente ao estudo da Microbiologia e desenvolveu a atual técnica da Pasteurização dos alimentos. Descobriu que o aquecimento de certos alimentos e bebidas acima de 60ºC evita a sua deterioração através da redução sensível do número de microorganismos presentes em sua composição. Este avanço científico melhorou a qualidade de vida do ser humano ao permitir que alimentos como o leite sejam transportados e estocados.
Harris & Benedict
Em 1919 Harris & Benedict realizaram estudos sobre a Taxa de