Era da informação
Capitulo 01 - Era da Informação Professor: Santucci
Aluno: Marcos Roberto R da Rocha - Sala 05
Através de Idalberto Chiavenato, no livro denominado Introdução à Teoria Geral da Administração, a década de 1990 marcou o surgimento da Era da Informação, em função do grande impacto provocado pelo desenvolvimento tecnológico e pela Tecnologia da Informação - TI.
Segundo Chiavenato, conhecimento é a informação estruturada que tem valor para as empresas, podendo conduzir a novas formas de trabalho e comunicação, a novas estruturas e tecnologias, e a novas formas de interação humana. O conhecimento é criado e modificado pelas pessoas e é obtido por intermédio da interação social, do estudo, do trabalho e do lazer. As organizações bem-sucedidas sabem motivar as pessoas a aprenderem e aplicarem o conhecimento na solução dos problemas e na busca da inovação rumo à qualidade.
Ainda, segundo a Chiavenato, a gestão do conhecimento pode ser definida como “um processo integrado destinado a criar, organizar, disseminar e intensificar o conhecimento para melhorar o desempenho global das organizações”.
A INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - TI
A Era da Informação surgiu em função do impacto causado pelo desenvolvimento tecnológico e pela Tecnologia da Informação, que está presente na vida das pessoas e das organizações, provocando profundas transformações e modificando a forma de fazer negócios, de entretenimento e das pessoas se relacionarem.
ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DA ERA DA INFORMAÇÃO
Idalberto Chiavenato destaca alguns itens que caracterizam a Era da Informação, listados a seguir: Conhecimento, Digitalização, Virtualização, Integração/Redes Interligadas, Desintermediação, Convergência, Produ-Consumo, Imediatismo e Globalização.
CONHECIMENTO