Romantismo
Janaína Oliveira Alves
Profª Rogéria Pittigliani Ikebata Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI Letras – Português e suas Respectivas Literaturas (LED 0098) – Prática do Módulo V 24/05/2012
Resumo
A sensibilidade e expansão do eu iniciada pelos jovens do século XVIII é o tema da arte Romântica. O termo Romantismo indica a legítima expressão artística de uma sociedade individualista representando um período artístico e anticlássico surgido na Europa que chegou ao Brasil em busca de uma nova identidade nacional. Apesar de o Romantismo ter ficado a mais de um século num passado distante, ainda hoje a expressão amor romântico indica profundidade e delicadeza, a cultura romântica está presente nas novelas, na música popular, em comportamentos sociais revelando as marcas de uma escola Literária do século XVIII. A atitude romântica dos poetas brasileiros demonstra sentimentos superiores e verdadeiros que serviram como inspiração poética.
Palavras-chave: Romantismo. Identidade. Sentimentos.
1 INTRODUÇÃO
Nas últimas décadas do século XVIII surge na Europa um movimento marcado pelo lirismo, subjetividade, emoção e pelo espírito romântico. O Romantismo foi contrário ao equilíbrio e a razão dadas ao iluminismo e se consolidou como um movimento artístico num período revolucionário, de grandes transformações sociais.
Os Autores Românticos defendem uma visão de mundo centrada no indivíduo e retratam os dramas humanos, aos amores trágicos e as utopias.
Com a publicação de “Suspiros poéticos e Saudades” de Domingos José Gonçalves de Magalhães no ano de 1836, o Brasil inicia o período romântico da literatura nacional. Os primeiros românticos a iniciarem suas atividades na revista Niterói (1836) foram representados por Magalhães, Porto Alegre e Pereira da Silva entre outros.
Os escritores brasileiros avessos “à falsa poesia, ou poesia anormal e exagerada, e quase