A criminalidade bordada pela midia
Sumário: 1 Introdução 2 O Papel da mídia e a sua influência na sociedade 3 Mídia e a Exploração da Criminalidade 4 Consequências 5 Conclusão Referências
Tudo o que foi feito pelo homem pode ser refeito.2
Zygmunt Bauman
Resumo: O presente artigo trata como a criminalidade é trabalhada pela mídia sob um enfoque crítico, revelando seus objetivos, seus recursos, como a sociedade é manipulada e como o Estado é conduzido por uma onda histérica.
Abstract: This article discusses how crime is handled by the media in a critical focus, revealing their goals, their resources, how society is manipulated and how the state is led by a hysterical wave.
Palavras - chave: mídia; criminalidade; sociedade
Key words: media; criminality; society
1
Graduandos em Bacharelado em Direito pela Universidade do Estado da Bahia, Campus IV. Jacobina – Bahia.
2
BAUMANT, Zygmunt O mal-estar da pós-modernidade: 1500-1900. Jorge Zahar Ed. Rio de Janeiro: 1999.
1. INTRODUÇÃO
A violência é um fato social que sempre foi presente na humanidade.Entretanto tal fato nunca foi tão explorado como nas últimas décadas pela mídia que acaba tratando a violência como um “produto” de mercado,levando assim a sua banalização. Este artigo tem o objetivo de demonstrar a íntima relação entre a mídia e a criminalidade, principalmente em razão de seu papel enquanto formadora da opinião pública.Nesta medida os discursos da mídia acabam influenciando a sociedade, criando assim mitos e estereótipos.
A mídia tem certa importância na sociedade, desempenhando o seu papel na consolidação de um estado democrático e com sua vasta rede de canais de comunicação e tecnologias desempenha um papel relevante no processo de mudança cultural e de construção social do crime, o público acaba se valendo dessas informações