Equipe de alto desempenho
A atuação em equipe tem sido uma prática positiva em diferentes setores da sociedade. No campo esportivo, equipes bem estruturadas e bem lideradas tem se sagrado vencedora em competições diversas. No contexto médico, uma boa equipe de trabalho terá maior condições de atuar com sucesso, por exemplo, na promoção de saúde ou numa cirurgia complexa. No ambiente acadêmico tem se notado uma mudança das propostas curriculares e pedagógicas no sentido de uma atuação interdisciplinar de conhecimentos docentes para a formação mais sólida de um aluno. Afirma-se que o nível de competitividade do mercado tem gerado uma demanda de desempenho que vai além da simples realização da tarefa proposta. Fazer o que foi solicitado a uma equipe, embora eficaz, muitas vezes não é suficiente para enfrentar os desafios administrativos da globalização.
Essas características, além de serem conhecidas, merecem explicações complementares:
Senso de propósito
Os membros das equipes de alto desempenho são seguros sobre a razão da sua existência. Eles sabem o que estão fazendo e porque isto é importante. A equipe possui uma visão compartilhada, que é traduzida em objetivos específicos. Os seus membros estão voltados para estes objetivos. Há uma forte concentração em resultados. A visão comum e os objetivos propiciam um contexto para a definição de prioridades e a tomada de decisões.
Comunicação aberta
A comunicação é a base do trabalho em equipe. Quando as pessoas não expressam seus pensamentos e sentimentos, as decisões são baseadas em informações incompletas. Quando os problemas não são trazidos à tona e resolvidos, as equipes tendem a fracassar em seus propósitos. Sem um "feedback" cuidadoso e honesto, os indivíduos e a equipe não aprendem e não se aperfeiçoam. Os membros das equipes altamente eficientes são abertos e sinceros uns com os outros. Eles participam inteiramente nas discussões. Dizem o que pensam e respeitam o direito dos outros