Trabalho de psicologia tropa de elite
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Curso Serviço Social
Atividade Práticas Supervisionadas
Disciplina: Psicologia e Serviço Social
Goiânia –GO
Setembro/ 2012
Etapa 1:
Cultura é um conjunto de manifestações artísticas, sociais linguísticas e comportamentais de um povo ou civilização. A música, o teatro, rituais religiosos, a língua falada e escrita, mitos, hábitos alimentares, danças, arquitetura, invenções, pensamentos, formas de organização social fazem parte da cultura de um povo. Uma das capacidades que diferenciam o ser humano dos animais irracionais é a capacidade de produção de cultura.
O filme “TROPA DE ELITE” traz uma crítica à corrupção da polícia carioca, mostra a hipocrisia da classe média, representada por estudantes universitários, que criticam a violência policial. Realidade da cultura da sociedade carioca, estes mesmos estudantes consomem drogas e participam do tráfico de drogas nas festas estudantis e até mesmo dentro da universidade, dessa maneira favorece a violência urbana carioca.
O filme retrata a cultura de uma corporação policial que existe no Brasil à duzentos anos ( criada em 1808 por D. João VI ). A Polícia Militar do Rio de Janeiro como em qualquer organização policial no mundo tem em seu quadro muitos policiais valorosos e honestos, porém, os maus policiais existem.
Realidade objetiva de subordinação em que a comunidade de morros e favelas no Rio de Janeiro estão sujeitas.
O filme “Tropa de Elite” mostra uma parte da cultura do Rio de Janeiro. Favelas, tráfico de drogas, corrupção policial, a burguesia que é representada pelos estudantes universitários. Mostra os guetos marginais das favelas, miséria sócio econômica e miséria moral. É a luta constante, desenfreada de delinquentes e policiais para provar quem consegue ser mais violento. Cheio de muita tortura, sangue, falta de escrúpulos,