Análise social do filme ¨tropa de elite
Universidade Anhanguera Uniderp
Centro de Educação a Distância
Curso: Serviço Social/4ª Série
Audrey Ketully de Almeida RA: 2321384752
Sueli Ap. Milani Crisóstomo RA: 1102001864
“TROPA DE ELITE”
Psicologia e Serviço Social
Professora EAD: M. Helenrose A. S. P. Coelho
Tutor Presencial: Rosângela Ap. Legori Zangorá
Tutor a Distância Neide Machado da Silva Gimenes
VALINHOS
2012
Introdução
Essa atividade nos mostra o comportamento do homem, baseando-se no filme Tropa de Elite, relatando suas culturas, conflitos, manifestações e grupos sociais podem influenciar na vida dos indivíduos e de uma sociedade.
O filme explicitou uma sociedade desamparada, onde o BOPE usa de tortura e crueldade para mostrar a dinâmica de seu exercício, os personagens se encontram encurralados no caos, na violência e na corrupção.
Existe um conflito social entre a Polícia e o tráfico de drogas, assim como a escolha profissional e a familiar necessitando da intermediação da Psicologia e o Serviço Social para resolução desses conflitos
Fazendo uma análise do filme, fizemos conclusões e também críticas pessoais.
1. Cultura e Manifestações Culturais
Cultura são os valores que guiam o nosso comportamento social, está sempre em evolução, desenvolvimento e processo de mudança.
O texto nos mostra uma análise em que a cultura se firma em aprendizado e imitação, mostrando também que sua base pode não ter influências humanas e sim outros fatores como ambientais e genéticos.
"Mostrar a complexidade fascinante do comportamento animal enterraria definitivamente os modelos que associam automaticamente muitas espécies animais a máquinas ou a criaturas exclusivamente dominadas por instintos."
(Dentillo, D.B., 2012, n. 134)
O filme Tropa de Elite mostrou uma realidade dura que sabemos que existe, porém a evitamos por ser tão cruel, possui cenas intensas e críticas entrelaçando ficção com realidade