psicologia
Este trabalho visa a apresentação da realidade social retratada no filme “Tropa de Elite” sob a avaliação dos conceitos importantes da Psicologia Social. A identificação das manifestações culturais e conflitos sociais elencados no filme são temas recorrentes na sociedade brasileira, tais temas como a corrupção, violência policial, drogas, discriminação e criminilização da pobreza, sendo que alguns foram destaques neste trabalho.
1. O Homem X Animal: Cultura.
A palavra “Cultura” vem do latim colere, que significa cultivar, possui varas definições e que segundo o evolucionista social e antropólogo Edward Burnett Tylor, dispõe que a cultura é “aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade”.
O homem é um ser pensante que produz conhecimento e cria cultura por meio das experiências vividas e dos valores transmitidas de geração a geração, diferencia-se do animal, não só pela sua natureza, mas pela capacidade, os animais são instintivos e irracionais, agem em meio à natureza e se misturam a ela sem produzir cultura.
O homem simboliza a cultura pelo fato de produzir sua história e de transformar a natureza.
2. Manifestações culturais apresentadas no filme “Tropa de Elite”.
O filme “Tropa de Elite” apresenta uma diversidade de manifestações culturais advindas de um quadro de negação dos direitos, da marginalização e criminilização da pobreza: a corrupção, violência policial, discriminação, pobreza e injustiça, estes temas abordados pelo filme retrata a realidade de uma corporação policial, da comunidade local “favela” e da sociedade segmentada em classes.
Destaca-se no enredo do filme como os direitos sociais dos indivíduos são violados, ou seja, independe que existe lei, elas não são cumpridas. Existe uma luta constante entre a moralidade e corrupção, a