Visualg
REPORTAGEM PARA DEMOSTRAÇÃO
COMO OS ANIMAIS ADIVINHAM COMO OS DONOS ESTÃO CHEGANDO
Orientador Pedro Paulo
HORTOLÂNDIA
2013
Trabalho de apresentado ao Centro Universitário UNIESP, de Hortolândia, como parte dos requisitos para obtenção de informações adicionais de seus bichos de estimação.
COMO OS ANIMAIS ADIVINHAM COMO OS DONOS ESTÃO CHEGANDO
Trabalho de apresentado ao Centro Universitário UNIESP, de Hortolândia, como parte dos requisitos para obtenção de informações adicionais de seus bichos de estimação. Orientador Pedro Paulo
HORTOLÂNDIA
2013
INTRODUÇÃO
Como os animais de estimação conseguem adivinhar que seus donos estão chegando? Para um polêmico cientista inglês, os bichos têm um sexto sentido que lhes permite sentir coisas que nós não percebemos.
1. Instinto animal
Quem já não se deparou com uma coincidência incrível, daquelas que fazem a gente pensar se há alguma razão sobrenatural para aquilo ter acontecido? Algo como você ligar para um amigo e ouvir que ele estava pensando em ligar para você naquele momento, ou encontrar com uma pessoa que você não via há muito tempo bem no dia em que sonhou com ela. Para o biólogo inglês Rupert Sheldrake, essas ocasiões são mais que simples acasos. Ele defende que acontecimentos como esses ocorrem nos raros momentos em que nos conectamos a uma forma de consciência primitiva, que o processo civilizatório calou há muito tempo. Para Sheldrake, a forma mais fácil de comprovar a existência dessa outra inteligência é observar os animais, que ainda dominam e utilizam cotidianamente esse sexto sentido.
Antes de entrar nas teorias de Sheldrake, é bom apresentá-lo. Para grande parte dos cientistas suas idéias não passam de esoterismo. Mas o biólogo tem credenciais cunhadas nas casas mais nobres da ciência. Formado em Ciências