Visualg
O VisuAlg é um programa que interpreta uma linguagem de programação bem semelhante aos pseudocódigos utilizados para aprender Lógica de Programação, a representação que chamamos de Português Estruturado ou “Portugol”.
A linguagem do VisuAlg permite apenas um comando por linha,não é preciso colocar ponto e vírgula no final das frases.
Todas as palavras-chave do VisuAlg foram implementadas sem acentos, cedilha, etc. Portanto, o tipo de dados lógico é definido como logico, o comando se..então..senão é definido como se..entao..senao, e assim por diante. O VisuAlg também não distingue maiúsculas e minúsculas no reconhecimento de palavras-chave e nomes de variáveis. Ou seja, para o programa, “ABC” é o mesmo que “abc”.
Formato Código e Inclusão de Comentários
O formato básico do nosso pseudocódigo é o seguinte: algoritmo "semnome"
// Função :
// Autor :
// Data :
// Seção de Declarações inicio // Seção de Comandos fimalgoritmo A primeira linha é composta pela palavra-chave algoritmo seguida do seu nome delimitado por aspas duplas. Este nome será usado como título nas janelas de leitura de dados. A seção que se segue é a de declaração de variáveis, que termina com a linha que contém a palavra-chave inicio. Deste ponto em diante está a seção de comandos, que continua até a linha em que se encontre a palavra-chave fimalgoritmo. Esta última linha marca o final do pseudocódigo: todo texto existente a partir dela é ignorado pelo interpretador.
O VisuAlg permite a inclusão de comentários: qualquer texto precedido de "//" é ignorado, até se atingir o final da sua linha. Por este motivo, os comentários não se estendem por mais de uma linha: quando se deseja escrever comentários mais longos, que ocupem várias linhas, cada uma delas deverá começar por "//".
Tipos de Dados
O VisuAlg prevê quatro tipos de dados: inteiro, real, cadeia de caracteres e lógico (ou booleano). As palavras-chave que os definem são as seguintes:
· inteiro: define variáveis