TCE EQUIPES DE ALTO DESEMPENHO
LORENA CINTIA MARTINS LOPES
EQUPES DE ALTO DESEMPENHO
BELÉM- PARÁ
2013
LORENA CINTIA MARTINS LOPES
EQUIPES DE ALTO DESEMPENHO
Trabalho apresentado ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade da Amazônia, curso de Psicologia , como requisito para obtenção de nota parcial da 2ª NI. Profª. Supervisor: Cristina Watrin
BELÉM- PARÁ
2013
1.- INTRODUÇÃO
Não é de hoje que o homem utiliza a forma mais antiga de realização de tarefas, o trabalho em grupo, essa forma de se organizar está presente em nossas vidas desde muito tempo atrás nas famílias, escolas, times esportivos e outros. E hoje cada vez mais as empresas e organizações vêm percebendo os benefícios dessa forma de se organizar.
O trabalho em equipe vem sendo cada vez mais valorizado, pois as empresas então demandando metas e objetivos que necessitam de pessoas diferentes com habilidades diferenciadas e que juntas chegam a sucesso, obtendo melhores resultados do que o trabalho individual.
Dessa forma, o objetivo do estudo foi levantar as características de equipes de alto desempenho e a contribuição destas para a obtenção de resultados organizacionais.
2 - CONSTITUIÇÃO HISTÓRICA E ATUAÇÃO CLÁSSICA DA PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO A denominação Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT), se faz mais apropriada, pois engloba em seu significado a ideia dos dois fatores contextuais imediatos do trabalho em si com suas questões relacionadas ao trabalhador como pessoa e das características presentes nas organizações que influenciam no comportamento dos trabalhadores. (ZANELLI, 2002)
A denominação mais corrente nos Estados Unidos tem sido Psicologia Industrial e Organizacional (I/O Psychology). Psicologia Industrial, como foi chamada logo após o advento da Psicotécnica, refere-se aos conteúdos mais tradicionais da aplicação. O acréscimo do termo Organizacional pretende ampliar o conceito para o entendimento que se tem