Equilíbrio químico
CURSO DE ENGENHARIA DE ENERGIAS RENOVÁVEIS E AMBIENTE
DISCIPLINA: QUÍMICA GERAL EXPERIMENTAL
RELATÓRIO DE PRÁTICAS DE LABORATÓRIO
(Experimento Nº04 equilíbrio químico – princípio de Le Chatelier)
Daniel Dummer (matrícula 122450018)
Henrique Kipper (matrícula 121151828)
Juliano Teixeira (matrícula 121150453)
Bagé, 09 de maio de 2013.
1. INTRODUÇÃO
Muitas reações químicas são reversíveis, isto é, os produtos tornam a formar os reagentes originais, sob condições favoráveis. Nos casos em que a velocidade da reação de combinação entre os reagentes é exatamente igual à da reação de decomposição dos produtos para voltar a formar os reagentes iniciais, têm-se um estado de equilíbrio químico.
A uma dada temperatura, um sistema químico que não apresenta variação na concentração dos reagentes e/ou produtos é dito um sistema em equilíbrio, representado por: Reagentes Produtos. As flechas em duplo sentido indicam que a reação é reversível. Quando o equilíbrio químico é atingido, a velocidade da reação direta é igual à velocidade da reação inversa.
Um sistema em equilíbrio responderá a uma perturbação externa de acordo com o Princípio de Chatelier, que diz: “Se um sistema em equilíbrio é submetido a uma ação externa (adição de reagentes ou produtos, alteração da pressão por variação de volume, mudança de temperatura, remoção de produtos ou reagentes), o equilíbrio se deslocará no sentido de contrabalançar e minimizar esta ação”.
Neste experimento é considerado o seguinte equilíbrio homogêneo:
Co2+(aq) + 4 Cl-(aq) CoCl4(aq) Rosado Azul
Das espécies envolvidas, Cl-(aq) e H2O são incolores, enquanto que o Co2+(aq) e oCoCl42-(aq) apresentam cores diferentes. Uma vez que a intensidade da cor rosa e cor azul em solução são proporcionais à concentração molar de Co2+(aq) e CoCl42-(aq), respectivamente, pode-se observar o deslocamento deste