Equilíbrio Químico
A condição na qual as concentrações de todos os reagentes e produtos em um sistema fechado param variar com o tempo é chamada de equilíbrio químico. O equilíbrio químico ocorre quando as reações opostas antecedem a velocidades iguais: a velocidade na qual os produtos são formados a partir dos reagentes é igual à velocidade na qual os reagentes são formados a partir dos produtos. Para que ocorra o equilíbrio, nem os reagentes nem os produtos podem escapar do sistema. No estado de equilíbrio a velocidade a qual os produtos são formados a partir dos reagentes é igual à velocidade na qual os reagentes são formados a partir dos produtos.
O valor da constante de equilíbrio é obtido a partir das concentrações das espécies químicas presentes na solução quando o sistema está em equilíbrio.
Por exemplo, para uma reação qualquer do tipo:
aA + bB = cC + dD
A constante de equilíbrio (Kc) é dada por:
Kc = [C]cx[D]d / [A]ax[B]b
Características do equilíbrio químico:
> No equilíbrio, a velocidade da reação direta é a mesma velocidade da reação inversa (v2).
> O equilíbrio químico é um equilíbrio dinâmico.
> Macroscopicamente tudo cessa, ou seja, a aparência externa do estado de equilíbrio mostra que tudo parou, no entanto, microscopicamente (no plano molecular) ambas as reações continuam ocorrendo. Tanto a reação direta como a inversa