Terapia não-cirúrgica
RESUMO
Terapia não-cirúrgica
Melissa Andrade Fernandes
Vitória
2013
Introdução
O tratamento completo de pacientes que sofrem de doença periodontal e cárie, incluindo condições patológicas associadas, dividi-se em três fases diferentes:
1- Fase associada à causa
2- Fase corretiva
3- Fase de manutenção.
Metodologia
Foi realizada uma revisão de literatura referente à terapia periodontal associada à causa.
Resultados
Após a leitura bibliográfica, constatou-se que as medidas adotadas na primeira fase da terapia, com relação à doença periodontal, objetivam a eliminação e prevenção da recorrência dos depósitos bacterianos localizados supra e subgengivalmente nas superfícies dentárias. Portanto, torna-se fundamental promover a motivação do paciente, instruí-lo sobre as técnicas apropriadas de higiene oral, realizar raspagem e alisamento radiculares e remover os fatores adicionais de retenção.
Discussão
Uma razão comum para o padrão inadequado de higiene é a falta de conhecimento adequado da doença periodontal e cárie e, deste modo, de motivação apropriada para combatê-las. Dessa forma, a fase da terapia associada à causa deve ter início pela demonstração ao paciente dos sintomas da doença dental. Isto pode ser feito permitindo ao paciente acompanhar o exame bucal executado pelo profissional. O paciente deve ser instruído a reconhecer uma lesão cariosa, distinguir uma gengiva sadia de outra inflamada e perceber a diferença entre uma profundidade normal aumentada de sondagem.
Conclusão
Como as medidas terapêuticas associadas à causa constituem a parte mais significativa do tratamento global da doença periodontal, a avaliação meticulosa do resultado obtido por estas medidas é fundamental. Portanto, o exame clínico realizado ao fim desta