Suporte nutricional
A desnutrição hospitalar representa um ônus financeiro para o sistema por ser responsável por um índice mais alto de complicações cirúrgicas, mortalidade e períodos de internação mais longos. O investimento na terapia nutricional oferece retornos econômicos.
O custo da criação e manutenção da equipe de suporte nutricional é facilmente compensado pelos recursos gerados pela equipe em si. A terapia nutricional domiciliar é altamente vantajosa. Nos ensaios brasileiros, o tratamento de grupos de pacientes cirúrgicos recebendo terapia nutricional com o modelo de integração hospital-domicílio resultou em um custo 2,6 vezes menor que o do grupo convencional (tratamento exclusivamente intra-hospitalar). A adoção da terapia nutricional imunomodulatória no pré-operatório em pacientes que iriam ser submetidos à cirurgia eletiva como uma medida profilática contra complicações cirúrgicas no pós-operatório apresentaram uma redução de 2,24 vezes no custo total do tratamento.
A busca por um modelo ideal de terapia nutricional é baseada no binômio de qualidade e custo. A prescrição da terapia nutricional tem um impacto favorável nos aspectos financeiros e gerador de recursos da instituição, quando praticada por grupos treinados de maneira adequada.
As terapias de nutrição enteral (NE) e parenteral (NP) compreendem um conjunto de procedimentos terapêuticos (Agência Nacional de Vigilância Sanitária, 2000). O uso dessas terapias implica necessariamente na