Resenha - The Box
Resenha do Texto: LEVINSON, Marc. The Box, Princenton University
Setembro 2009
SANTOS
Em 1956 foi realizada a primeira operação de transporte marítimo com containeres. Desde então observou-se uma revolução na forma de comercialização de mercadorias entre os países.
O container marítimo é de fabricação barata, é um recipiente que viabiliza um sistema altamente automatizado para a movimentação de mercadorias em qualquer lugar.
Desta forma o sistema de transporte marítimo foi alterado, trazendo mudanças em antigas cidades portuárias e também em navios, que precisaram se adaptar à nova realidade.
Cidades que antes não conseguiam desenvolver seus portos, agora tinham a oportunidade, através de seus terrenos e recursos baratos, de atrair investimentos para seus portos.
Este novo cenário facilitou as exportações e importações criando as empresas internacionais. As empresas que não tinham desejo de exportar seus produtos, e evitar a internacionalização, não tiveram escolha, pois agora produtos importados estão entre seus concorrentes.
Em 1956, o mundo estava cheio de pequenos fabricantes que vendiam localmente. Até o final do século XX, nos mercados locais de bens de consumo foram poucos os que foram mais longe.
Para os trabalhadores, obviamente, isso tem sido um misto bênção. Como consumidores, eles gozam infinitamente mais opções graças ao comércio mundial. Em um estudo cuidadoso, os artigos importados dos Estados Unidos em 2002 eram quatro vezes com mais variedades dos que importados em 1972, gerando um consumo de benefícios não contabilizados nas estatísticas oficiais, igual a cerca de 3% de toda a economia.
Nas décadas após a Segunda Guerra Mundial, a devastação criou grande demanda e os baixos níveis de comércio internacional mantido forças competitivas sob controle. Neste ambiente excepcional, os trabalhadores e os sindicatos na América do Norte, Europa Ocidental e Japão foram