Resenha filme inimigos do estado
RESENHA CRITICA DISSERTATIVO FILME:
INIMIGOS DO ESTADO
Sumário
RESENHA
Filme (cinema)
INIMIGO DO ESTADO (ENEMY OF THE STATE, EUA, 2008). AÇAO- 14 anos - 131 min. Direção: Tony Scott. Com: Will Smith, Gene Hackman.
O filme começa com o congressista Phillip Hammersley sendo assassinado após se mostrar contra uma lei que permitiria uma total invasão de privacidade em prol da segurança nacional, após esse crime ser acidentalmente filmado por um amigo de Robert Clayton (Will Smith) e parar em sua sacola ele se vê perseguido por agentes do governo favoráveis a lei a fim de destruir a prova.
RESENHA CRITICA
O filme mostra como uma pessoa pode ser controlada sem que saiba. Esse monitoramento pode ser feito por meio de escutas em todas as suas roupas, câmeras e micro câmeras espalhadas em vários lugares, e até mesmo monitoramento via satélite.
Mostra a capacidade de como o sistema é capaz de monitorar seus passos, saber se houve até uma simples alteração dentro de uma sacola, e até mesmo forjar cenas de crimes.
Acreditamos que isso seja totalmente inaceitável, pois, a partir do momento que um cidadão é monitorado pelo governo perde toda a sua privacidade se tornando refém do seu próprio país.
Atualmente estamos vivenciando esta situação, onde foi descoberto que nosso país vem sendo espionado pelos EUA a algum tempo. Dezenas de crimes mal solucionados nos deixam a dúvida de até onde podemos confiar em nossas autoridades.
FICHA TÉCNICA:
Roteiro: David Marcone
Produção: Jerry Bruckheimer
Música: Harry Gregson-Williams, Trevor Rabin
Fotografia: Daniel Mindel
Direção de Arte: Jerry Bruckheimer
Figurino: Marlene Stewart
Edição: Chris Lebenzon
Efeitos Especiais: Black Box Digital / Mill Film
REFERENCIAS: