Resenha do filme inimigo do estado
O filme Inimigo do Estado (Enemy of the State, 1998) traz como temática: a sociedade de controle, os usos e abusos das tecnologias, e o biopoder . Evidenciando, como o Estado controla todos os seus indivíduos usando assim, aparatos tecnológicos avançados, os quais nem mesmo os cidadãos sabem que existem, usando de meios e técnicas sigilosas, para manter a sociedade controlada vinte e quatro horas, sete dias da semana. Isso fica exposto claramente no filme.
Robert Dean é um advogado, que de repente vê sua vida se transformar totalmente, sem ao menos saber o motivo. Ele se envolve, inadvertidamente, no assassinato de um politico, sem ter ideia de como isso ocorreu. Robert Dean encontra um antigo amigo de faculdade, porem, Dean não percebe que o amigo estava em apuros e nem que, ele colocou em sua sacola um equipamento que continha um disquete, nele estava gravado um vídeo, o qual revelava o assassinato do politico, uma prova documental do crime, e mostrava claramente o mandante.
O Politico assassinado era um congressista contrario a lei de vigilância indiscriminada de qualquer individuo, os defensores dessa lei, usam de todos os meios para conseguir sua aprovação, e nesse jogo de interesses nacionais e interesses próprios se passa o filme.
Dean começa a ser perseguido, sua vida muda totalmente, perde o emprego, a esposa, sem ao menos saber o motivo. E quando ele percebe, esta pe rua correndo desesperadamente apenas com um roupão, pois suas roupas ele já havia se desfeito. Tudo nele continha um dispositivo que o rastreava, mas não havia tempo para nada a não ser correr desesperadamente entre carros em alta velocidade para se livrar de algo que não sabia, refém de uma tecnologia que nem ele mesmo tinha conhecimento de sua existência.
E a partir desse filme, começa uma análise, de até onde é legítimo a intervenção do Estado na vida de um indivíduo, até onde vai sua privacidade e o que seria privado para o Estado.
2.DESENVOLVIMENTO
Hoje vivemos numa