Atenção primária
A atenção primária, por meio da Estratégia Saúde da Família (ESF), é uma das prioridades do Sistema Único de Saúde (SUS). No artigo “ Estratégia Saúde da Família em comparação a outras fontes de atenção: indicadores de uso e qualidade dos serviços de saúde em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil1”, os autores tem o objetivo de comparar indicadores de uso e qualidade dos serviços de saúde entre residentes em área coberta pela ESF, residentes em área coberta pela unidade básica de saúde (UBS) “tradicional” e afiliados a plano privado de saúde.
Leia o artigo e responda as perguntas que se seguem.
1. Que tipo de estudo os autores realizaram para comparar os indicadores de uso e qualidade dos serviços de saúde entre residentes em área coberta pela ESF, residentes em área coberta pela unidade básica de saúde (UBS) “tradicional” e afiliados a plano privado de saúde?
Os autores utilizaram estudos transversais para comparar os indicadores de uso e qualidade dos serviços de saúde entre residentes em área coberta pela ESF, residentes em área coberta pela unidade básica de saúde (UBS) “tradicional” e afiliados a plano privado de saúde.
2. Quais os indicadores de uso e qualidade dos serviços de saúde foram utilizados no estudo?
Entre os indicadores de uso de serviços foram observados fonte regular de serviços de saúde (definido pelo relato de ter um determinado serviço de saúde ou médico que costuma procurar quando necessita de cuidados com a saúde), procura por atenção à saúde nas últimas duas semanas, realização de uma ou mais consultas médicas nos últimos 12 meses e ocorrência de uma ou mais hospitalizações (exceto parto) nos últimos 12 meses.
E os indicadores de qualidade dos serviços incluíram qualidade da atenção na percepção do usuário, exames de rastreamento e vacinação contra a gripe.
3. Os participantes do estudo foram classificados em quatro grupos não excludentes de acordo com a