Atenção primaria
A atenção primária é definida como as ações de promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação, exercidas no âmbito individual e coletivo.
É a entrada no sistema para todas as novas necessidades e problemas, fornece atenção sobre a pessoa no decorrer do tempo e coordena ou integra a atenção fornecida em outro lugar ou por terceiros.
Suas tecnologias de elevada complexidade e baixa densidade devem ser capazes de resolver os problemas de saúde de maior frequência e relevância das populações.
É orientada pelos princípios da universalidade, acessibilidade, continuidade, integralidade, responsabilização, humanização, vínculo, equidade e participação social.
Funções
Resolução: Pois deve resolver boa parte dos problemas de saúde da população.
Organização: Já que deve objetivar organizar os fluxos e contrafluxos dos usuários pelos diversos pontos de atenção à saúde, no sistema de serviços de saúde.
Responsabilização: Pois é responsável pela saúde dos usuários em quaisquer pontos de atenção à saúde em que estejam.
Princípios
A atenção primária deve ser orientada pelos princípios: primeiro contato, longitudinalidade, integralidade, coordenação, abordagem familiar e enfoque comunitário.
Primeiro Contato
A atenção primária deve ser a porta de entrada dos usuários aos sistemas de saúde. Para tal, há de se ter uma boa acessibilidade, facilitando a chegada dos usuários, e evitando que haja postergação dos mesmos, fato esse que pode interferir no manejo do problema de saúde.
Longitudinalidade
Refere-se à relação pessoal de longa duração entre os usuários e os profissionais de saúde. Esta pode trazer vários benefícios: menor utilização dos serviços, melhor atenção preventiva, atenção mais adequada, menos doenças preveníveis, menos hospitalizações e menores custos totais.
Integralidade
É um mecanismo importante pois assegura que os serviços sejam ajustados às necessidades de saúde da população. Para tal, há de se ter: o diagnóstico