Atenção primária
Reformular a atenção primaria é um grande avanço para o sistema de saúde, pois quem se beneficia com essa inovação é a população que carece de saúde e atenção. Esse projeto visa melhorar o primeiro atendimento ao cliente com uma abordagem para promover condições de saúde e de desenvolvimento humano mais equitativo adaptando-se as mudanças que ocorreram com o surgimento de novos desafios epidemiológicos com o intuito de corrigir os pontos fracos e as inconsistências presentes em algumas das abordagens amplamente divergentes da APS (Atenção Primaria a Saúde). O objetivo de renovar a APS é revitalizar a capacidade dos países de elaborar uma estratégia coordenada, eficaz e sustentável para combater os problemas de saúde existentes, prepará-los para novos desafios de saúde e melhorar a eqüidade com o desenvolvimento de novas ferramentas e o conhecimento de melhores práticas.
2. Quais são as METAS DE DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO acordadas internacionalmente?
Conhecer o ser humano é compreender que todos merecem saúde igualitária independente de crenças e valores e diante disso, foram elaborados os objetivos de Desenvolvimento do Milênio de forma a orientar os esforços para alcançar os acordos estabelecidos na Declaração do Milênio.
Esses objetivos incluem: erradicar a pobreza extrema e a fome; alcançar a educação primária universal; promover a igualdade de gêneros e o empoderamento das mulheres; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde materna; combater HIV/AIDS, malária e outras doenças; garantir sustentabilidade ambiental, e desenvolver uma parceria global para o desenvolvimento.
3. Explique com as suas palavras os termos:
- Atenção primária seletiva:
Compreende os serviços de saúde de alto impacto elaborado para atender a população pobre que carece em assistências básicas. Os principais serviços são conhecidos como GOBI (monitoramento de crescimento,