Equilíbrio químico
Um equilíbrio químico é a situação em que a proporção entre as quantidades de reagentes e produtos em uma reação química se mantém constante ao longo do tempo. Qualquer sistema em equilíbrio representa um estado no qual dois ou mais processos estão ocorrendo ao mesmo tempo e na mesma velocidade.
O equilíbrio químico é um equilíbrio dinâmico. Trata-se de um estado em que parece que nada está ocorrendo, porém é um estado no qual reações químicas estão ocorrendo e freqüentemente em velocidades rápidas. O equilíbrio químico só pode ser atingido em sistemas fechados.
Reação reversível é aquela que pode ocorrer nos dois sentidos.
Ex: Qualquer reação reversível tende, naturalmente, ao equilíbrio, pois ao atingir o equilíbrio o sistema consome menos energia.
É indicado por duas setas em sentidos contrários separando os Reagentes dos Produtos.
A + B C + D
O sistema permanece em equilíbrio até que um fator externo venha modificá-lo.
A água líquida entra em equilíbrio químico quando é armazenada em recipiente fechado.
Onde:
Vd = velocidade de vaporização. Vi = velocidade de condensação.
Equilíbrios Homogêneos
São aqueles que ocorrem em reações nas quais todos os reagentes e produtos formam um sistema homogêneo.
Os constituintes do sistema se encontram na mesma fase. ex: N2O4 2NO(g)
(Todos os participantes estão na fase gasosa)
Equilíbrios Heterogêneos
São os que ocorrem em reações nas quais os reagentes e produtos formam um sistema heterogêneo (mais de uma fase). Eles envolvem, em geral, substâncias sólidas e gasosas.
ex: C(s) + CO2(g) 2CO(g) Neste exemplo encontramos uma fase sólida e uma gasosa. CaCO3(s) CaO(s) + CO2(g) Neste caso temos duas fases sólidas e uma gasosa.
Teoria formulada pelos noruegueses Cato Guldberg e Peter Waage em 1864, tem o seguinte enunciado: “A velocidade de uma reação química é diretamente proporcional às concentrações dos reagentes”.