Equilibrio quimico
Muitas reações não se processam totalmente como se poderia esperar. Por Exemplo, reagindo 1 mol de H2 com 1 mol de I2, esperaríamos que se formasse 2 mols de HI de acordo com a equação:
H2 + I2 (s) 2Hl(s)
Incolor marrom incolor
No entanto, mesmo a elevadas temperaturas não obteríamos mais que 1,6 mols de HI, restando ainda no sistema 0,2 mols de H2 e 0,2 mols de I2.
Além disso, mantendo-se constantes as condições de soistema, estas concentrações não variam mais com o tempo. Então dizemos que a reação se processa até um certo ponto e então, pára. A partir do tempo em que as propriedades macroscópicas do sistema não mais se alteram, dizemos que o sistema está em equilíbrio. Neste expemplo citado, a propriedade macróscopica muito importante é a cor do sistema por causa do reagente I2. No inicio da reação a intensidade da cor é máxima, diminuindo com o tempo, até permanecer constante no equilibrio. Neste caso a permanência da cor é importante indicação de que realmente a reação não se prpcessou até o fim, pois se isso acontesse, o sistema final seria incolor. À primeira vista, poderíamos dizer que o equilíbrio é estático, isto é, que a reação simplismente parou em determinado ponto. No entanto alguns experimentos mostram que, na realidade o equilíbrio é Dinâmico, ocorrendo, simultaneamente, duas reações:
Reação 1: H2 (g) + I2 (s) 2HI(s)
Reação 2: 2HI(s) H2 (g) + I2 (s)
No equilíbrio, as velocidades com que estas reações ocorrem são iguais. Porém, no início a reação 1 é rápida e a segunda é lenta. Isso só acontece porque a velocidade de uma reação depende das