Governo de josé sarney
Sabe-se que a ascensão de José Sarney ao poder executivo federal se deu devido à morte do presidente Tancredo Neves, que representou o primeiro civil na presidência após os governos militares no país. Sem grande apoio popular, o presidente Sarney iniciou o período político do Brasil conhecido como a Nova República. Nesse contexto, ampliar o processo de redemocratização do Brasil seria a tarefa política de qualquer governante nesse período. Entretanto, a questão econômica do país, era sim, um fato que merecia uma atenção bastante objetiva, haja vista, as péssimas heranças que os governos passados deixaram na economia nacional. A dívida externa manifestava uma inflação que chagou aos 200% ao ano.
Questões políticas do governo Sarney:
Eleições diretas no âmbito municipal e estadual.
Diminuiu as exigências para o surgimento de novos partidos políticos.
A Convocação de uma Assembléia Constituinte para a redação de uma nova Constituição para o Brasil.
Em fevereiro de 1987 a Assembléia Constituinte daria inicio aos trabalhos para a construção da então Constituição Vigente a de 1988 – também conhecida como a Constituição Cidadã.
Questões econômicas do governo Sarney:
Visando salvar a economia do país, o governo Sarney, foi marcado pelo Plano Cruzado (1986). A moeda brasileira antes se chamava Cruzeiro, essa cifra perdeu três zeros, dando origem a uma nova moeda, chamada de Cruzado.
Tentando efetivar um controle maior do jogo financeiro, o governo passou a determinar um congelamento dos preços e de salários, tentando assim manter um equilíbrio entre esses dois fatores. O plano Cruzado almejava conter a inflação e ampliar o poder de compra salarial da população, principalmente com a fiscalização dos preços (Os fiscais de Sarney).
Entretanto, a despeito dessa suposta melhoria, os empresários estavam lucrando cada vez menos devido à rápida desvalorização de seus produtos. O resultado disso foi o desabastecimento