equilibrio quimico
Todas as transformações que ocorrem na natureza são decorrentes da tendência de uma parte do sistema em encontrar uma condição de estabilidade máxima, sendo esta dimensionada de acordo com o estado de cada sistema.
As reações químicas avançam para um estado de equilíbrio dinâmico no qual reagentes e produtos estão presentes, mas não mostram mais tendência a sofrerem alterações. Isto não quer dizer que não esteja havendo reação (modificação), e sim que as moléculas gastas no sentido direto (R → P) são regeneradas no sentido inverso (P →R). CH3CO2H + CH3CH2OH ↔ CH3CO2CH2CH3 + H2O Sabe-se que o equilíbrio responde a alterações na pressão, na temperatura e nas condições do reagente e produto. Muitas vezes o equilíbrio é atingido lentamente, por isso é necessário a presença de um catalizador para acelerar sua obtenção. Os catalizadores elevam a velocidade com que a condição de equilíbrio é atingida, mas não afetam a posição do equilíbrio.
Nesta experiência a reação é catalisada por acido clorídrico. Sua concentração é suficientemente grande para alterar características da água e alterar o valor numérico da constante de equilíbrio,os resultados são razoavelmente constante para uma dada concentração de acido clorídrico. o HCl é adicionado meramente como catalizador para apresar a reação e não toma parte na reação estequiométrica. Assim formou-se a seguinte reação:
REAGENTES E PRODUTOS:
Água destilada
Frasco de 50ml com tampas
Solução de acido clorídrico 3 mol/l
Pipetas de 1,3 e 5 ml
Acido acético P.A
Suporte com garra
Acetato de etila P.A
Buretas
Etanol P.A
Erlenmayers de 250ml
Solução de NaOH 0,5 mol/l
Fenolftaleína
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
As seguintes soluções foi preparadas em fracos de 50 ml com tampa:
1. 5 ml de HCl 3 mol/l + 5 ml de H2O
2. 5 ml de HCl 3 mol/l + 5 ml de acetato de etila
3. 5 ml de HCl 3 mol/l + 4 ml de acetato de etila + 1 ml de H2O
4. 5 ml de HCl 3 mol/l +