Combate a incendio
O trabalho aborda os requisitos para a elaboração de um projeto de sistemas de segurança feito pelo corpo de bombeiro.
DESENVOLVIMENTO
O projeto de prevenção e combate a incêndio é um mapa que descreve um sistema de segurança contra incêndio, ou seja, os tipos de acessórios que existirão no local e suas localizações para o combate do incêndio.
A Elaboração do Projeto de prevenção de incêndio é de responsabilidade dos projetistas e construtores dos edifícios, e também dos usuários, que devem seguir corretamente as recomendações, bem como a organização dos grupos de contra incêndio, com o intuito de conseguir o AVCB (auto de vistoria do Corpo de Bombeiros).
Todo projeto de prevenção deverá conforme legislações regionais ser aprovado junto ao órgão competente.
AVCB
Como forma de certificar a segurança da edificação regularizada, o CBMMG criou o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), documento emitido após a verificação das medidas de segurança instaladas em conformidade com o Processo de Segurança Contra Incêndio e Pânico (PSCIP).
Para simplificar os procedimentos, o Corpo de Bombeiros classificou a forma de obtenção de AVCB em quatro modalidades, conforme descrito abaixo:
Classificação:
Edificações Brancas:
Empresas de prestação de serviço que exercem suas atividades conjugadas a edificações e endereços residenciais que não caracterizem ocupação mista. Ex.: consultorias.
Edificações Verdes:
Edificações com área menor que 200m², que são de baixo risco de incêndio e pânico (grupos A, B, C, D e divisão F-8) e que não possuam os requisitos para Projeto Técnico. Exemplos: salão de beleza, açougue, sacolão, etc.
Edificações Amarelas:
Edificações com área entre 200 e 750m², que são de baixo risco de incêndio e pânico e que não possuam os requisitos para Projeto Técnico. Exemplos: Depósito de material de construção, loja de roupas, call centers, etc.
Edificações Vermelhas:
Edificações que apresentem