Equilibrio Quimico
Alunos: Gabriel Almeida, Jorlan Miranda e Virgilio Argollo,
Fernando
Turma 01 5QAEN – MT3
Cursos: Engenharia Civil, Engenharia de Computação e
Engenharia Controle e Automação
06/05/2014
Observações
Inicialmente a solução de K2CrO4 tinha a coloração amarela.
Ao acrescentar 5 gotas de HCl a sua coloração passou a ser laranja. Ao adicionar gotas de NaOH, a solução voltou para a sua cor inicial, o amarelo. Ao adicionar 10 gotas de HCl a cor laranja predominou em cima e o amarelo embaixo.
Na segunda parte, foi observada mudança de cor sobrenadante que é amarelo claro e o precipitado amarelo escuro. Ao acrescentar HCl, a solução ficou laranja e ao adicionar NaOH, mudou para verde fluorescente, um pouco leitoso.
Tópicos Obrigatórios
1. Os objetivos foram alcançados?
Sim, o equilíbrio químico foi estudado e analisado e foi verificado a influência da concentração no deslocamento do equilíbrio. 2. Explique os principais fenômenos observados no experimento. As mudanças de coloração foram observados e são decorrentes do deslocamento do equilíbrio na reação.
3. Os dados e observações obtidos estão de acordo com o esperado teoricamente?
Sim, os dados alcançados são coerentes aos dados antes vistos. 4. Considerando a parte I, represente, por meio de uma equação química, a reação que ocorreu no tubo de ensaio em que houve alteração da cor, considerando que há formação de água.
K2CrO4(aq) + 2 NaOH(aq) CrO 4(aq) + K 2 CrO 4(aq) + H2 O
5. Considerando a parte II, represente, por meio de uma equação química, a reação que ocorreu e explique porque ocorreu a dissolução do precipitado colorido formado. K 2 CrO 4 +BaCl2 =BaK+Cl2 CrO 4
O precipitado ocorreu pois o Potássio se juntou ao Bário, formando um composto sólido. 6. Escreva as expressões das constantes de equilíbrio para as reações das partes I e
II.
7. Explique como as concentrações das espécies presentes influenciou os equilíbrios das partes I e II.
8. Pesquisar