Equilibrio Quimico
CURSO BACHARELADO EM ZOOTECNIA
CONDUTIVIDADE ELÉTRICA
SANTA INÊS
FEVEREIRO DE 2014
INSTITUTO FEDERAL DE ECUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO
CURSO BACHARELADO EM ZOOTECNIA
DISCIPLINA QUÍMICA GERAL
CONDUTIVIDADE ELÉTRICA
1. Objetivo:
Distinguir os tipos de ligação química através da condutividade elétrica dos materiais.
2. Introdução:
A ligação química é definida pela força atrativa que mantém dois ou mais átomos unidos, para se manterem estáveis precisam completar seus orbitais que estão incompletos na camada de Valência perdendo ou ganhando elétrons. Com isso ocorre interações intermoleculares, no qual se referem às forças de atração que mantêm as moléculas unidas nos estados sólido e líquido. Podem também ser chamadas de forças ou ligações intermoleculares, elas surgem devido às forças intermoleculares, que são essencialmente de natureza elétrica, e fazem com que uma molécula influencie o comportamento de outra molécula em suas proximidades.
Ligações Iônicas resultam da transferência de elétrons de um metal para um não-metal, pois o metal tem a tendência em formar cátions e o não-metal em formar ânions. As características deste tipo de ligação é que os compostos iônicos são sólidos em temperatura ambiente, seu ponto de fusão e ebulição é muito elevado, conduz corrente elétrica em estado líquido (fundidos) e em solução aquosa.
Ligações moleculares ou covalentes, resultam do compartilhamento de elétrons entre dois átomos, ocorre normalmente entre ametal com ametal ou ametal com hidrogênio. As características deste tipo de ligação é que os compostos moleculares são sólidos, líquidos ou gasosos em temperatura ambiente, apresentam baixo ponto de fusão e ebulição, são maus condutores de eletricidade, alguns podem conduzir em meio aquoso.
Ligações metálicas é a força atrativa que mantém