aula
A troca de energia através das mãos tem sua eficácia divulgada em várias correntes filosóficas e, nos últimos 40 anos, a ciência traz pesquisas da aplicação e benefícios da mesma na área da saúde.
O TT é uma técnica contemporânea de terapia complementar desenvolvida por Dolores Krieger e Dora Kunz, na década de 70. É um método no qual as mãos são usadas para “dirigir energias humanas para ajudar ou curar alguém que está doente”. No final da década de 60, Dora Kunz estudou a imposição de mãos praticada por Oscar Estebany, Dolores Krieger observava as sessões onde ele se aproximava dos pacientes e suavemente movia as mãos para o ponto em que sentia a necessidade de cura, ao perceber que a prática aliviava a cura de grande variedade de doenças, ela passou a se dedicar a estudar a aplicabilidade deste fenômeno, introduzindo o no cuidado com o paciente.
Os princípio científicos que sustentavam esta terapia baseiam-se na concepção de que o ser humano possui um campo de energia que pode estender-se além da pele, é abundante, e flui em determinados padrões que se pretendem ser equilibrados.
Comprovações cientificas do Toque Terapêutico- pesquisas mostram a eficácia da utilização do tt, ou imposição das mãos, inicialmente com animais e depois direcionadas a pessoas de diferentes tipos de patologias. Em 1975, Dolores K. demonstrou o efeitos do toque terapêutico através da medição de índices fisiológicos em seres humanos após estudos laboratoriais.Comprovou que após a imposição das mãos ocorrem significativas alterações fisiológicas em doentes hospitalizados em diferenciados