ATPS
2
Algumas propagandas antigas, principalmente de cigarros e bebidas, usavam se de hierarquias para associar o uso dos produtos ao status da pessoa que anunciava, que geralmente era um tipo social desejável. Levava à uma ideia que partia de identificação do usúario do produto com o tipo que anunciava, até chegar à autoestima gerada neste usúario como bônus de uso do produto. Um exemplo atual bem forte, são as propagandas de desodorante, com grande apelação sexual do tipo “Use axe, e acumule mulheres”.
3.
Distribuindo amostras grátis à uma pessoa, você já consegue ter um contato inicial com o cliente e ele já tira suas conclusões sobre o mesmo, da próxima vez que o cliente for comprar determinado produto, provavelmente vai se lembrar da amostra, e se for de uma experiência positiva vai comprar, se for de uma experiência mais positiva ainda vai acabar criando uma dependência de tal produto.
4
a
Algumas promoções de brindes da coca cola era behavioristas, pois condicionavam à pessoa a comprar uma certa quantidade de refrigerantes, para trocar as tampinhas por brindes. Você era condicionado de que se juntasse 5 tampas poderia trocar por um brinde. A longo prazo a pessoa também se sentia tentada a terminar a coleção de brindes, e então repetia esse processo por mais vezes.
As propagandas que anunciam a possibilidade de você levar mais produtos por um preço mais baixo, como “Pague 2, leve 3”, meche com o fato de as pessoas se sentirem bem ao tomarem vantagem em relação ao preço, e fazem as pessoas comprarem sempre 1 produto a mais para ganhar o terceiro, e isso leva às vezes à um consumo condicionado de compra de coisas não necessárias somente pelo fato de estarem a um preço melhor.
b Principalmente as propagandas de datas comemorativas como dia das mães, dia dos pais, tentam trazer à pessoa um sentimento de recordação, com base em vivências comuns que praticamente todos tivemos, e assim nos sensibilizar e reforçar nossa atenção