equilibrio quimico
Parte B – Catálise Foram preparados três tubos de ensaio e, logo depois, foi adicionado a cada um deles NaOH, H2SO4 + KMnO4 e H2SO4 + CuSO4. Depois adicionou-se a cada um desses tubos 2,0 mL de solução de H2O2. Os efeitos observados foram os seguintes:
• No tubo onde continha a mistura NaOH + H2O2, ocorreu a liberação de gás e o tubo ficou quente.
• No tubo onde continha o H2SO4 + KMnO4 + H2O2, foi observado uma mudança de cor (era roxo escuro e ficou transparente), foi uma mudança radical de cor. Também ocorreu liberação de gás.
• No tubo onde continha o H2SO4 + CuSO4 + H2O2 ocorreu apenas liberação de gás.
Parte C – Equilíbrio Químico Foram acrescentados em quatro tubos de ensaios diferentes uma solução preparada, feita pela adição de 15,0 mL de Fe(NO3)3 e 15,0 mL de KSCN seguido de diluição com água até o volume de 250 mL.
• O tubo de ensaio n° 1 foi utilizado para efeito de comparação e controle da cor, apenas contendo às 5,0 mL de solução preparada.
• No tubo de ensaio n° 2 foi acrescentada à solução preparada 1,0 mL de Fe(NO3)3. A solução ficou mais vermelha porque o equilíbrio se deslocou para a direita.
• No tubo de ensaio n° 3 foi acrescentada à solução preparada 1,0 mL de KSCN. A solução ficou bem mais vermelha porque o equilíbrio se deslocou para a direita.
• No tubo de ensaio n° 4 foi acrescentada à solução preparada 5 a 6 gotas de NaOH. A solução ficou amarela porque o equilíbrio se deslocou para a esquerda.
04
Universidade Federal do Ceará
Centro de Ciências
Departamento de Química Geral e Inorgânica
Curso: Farmácia
Professor: Francisco Santos Dias
Relatório Prática n° 5 – Equilíbrio Químico
Título: Cinética e Equilíbrio Químico
Data da prática: 04/11/2013
Sumário
1. Fundamentação teórica....................................................................02
2.